sexta-feira, março 20, 2015

O melhor Bolo de Chocolate sem gluten...

...de sempre, esteve ontem, na mesa do Dia do Pai!







Receitas rápidas com poucos ingredientes mas super saborosas, é o lema deste blog! Esta foge um pouco à regra porque tem mais ingredientes do que é normal por aqui, mas meus amigos este é sem duvida o melhor bolo de chocolate de sempre...vale a pena tentar! fofinho, chocolatudo, molhadinho e de chorar por mais....

Já o fiz algumas vezes e com varias farinhas sem gluten, inclusive a da Doves Farm, mas o bolo que melhor saiu  (que por acaso não é o da foto)foi com a Mix -It universal da Schar! esta farinha surpreende-me cada vez mais!

Receita é da divertida Raiza Costa e que adaptei para a versão gluten free

Receita:
Vamos precisar de três recipientes.

No primeiro juntar os secos:
250gr de Farinha sem gluten (Mix-It Universal da Schar - à venda nas lojas Celeiro)
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sodio 
1/2 colher de de chá de goma xantana
1 pitada de sal

No segundo recipiente bater:
6 ovos inteiros e
300gr de açúcar mascavado

No terceiro derreter em banho maria:
340gr de chocolate para culinária da Nestlé sem gluten
1 iogurte natural 
200gr da manteiga

num copo à parte juntar 3 colheres de sopa de agua quente e 25gr de chocolate em pó sem gluten (marca Valor à venda no Continente). Reservar até arrefecer e misturar no terceiro recipiente.

Com estes três recipientes prontos, vamos então começar a juntá-los. Antes disso pré aquecer o forno a 180ºC e preparar 2 formas untadas para levar ao forno!

Juntar a mistura do primeiro recipiente com a do segundo e quando tudo envolvido juntar a mistura do terceiro recipiente.

Distribuir a massa pelas duas formas untadas e levar ao forno a 180ºC. Depois de 35 minutos no forno começar a testar com o palito. Quando sair limpo está pronto.

Enquanto estiver no forno, podem ir preparando a cobertura.

Para a cobertura vamos precisar:
140gr de chocolate amargo (da Nestlé sem gluten)
140gr de chocolate de leite (da Nestlé sem gluten)
120ml de natas 
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 pitada de sal
100gr de manteiga

Partir os chocolates em pedacinhos e colocar num triturador. Ferver as natas e juntar ao chocolate. Bater tudo até reduzir a creme. Juntar o mel, a pitada de sal e o açúcar em pó, bater mais um pouco. Quando tudo envolvido juntar a manteiga gelada e bater novamente. A manteiga vai dar uma textura e um brilho bem diferente a esta cobertura.

Por fim desenformar uma forma e barrar com o creme de cobertura. Colocar a outra metade do bolo por cima e barrar todo o bolo com a cobertura.

Experimentem, vale mesmo a pena. Esta receita ficou no TOP das receitas cá de casa!
Enjoy!
*Bj sem espiga

2 comentários:

  1. Olá rapariga! Saudações! Fiquei com uma dúvida: A textura do bolo da foto não parece de um bolo gluten-free e você conta que a foto postada não é do bolo em que usou o mix it da Shar. Afinal, essa foto é de um bolo com mix de farinha sem gluten ou de um bolo convencional, de farinha de trigo? Obrigada por compartilhar essas delícias sem gluten!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jonia, todos os posts e receitas que aqui publico são sem gluten. Sou celiaca e portanto cá em casa não entram farinhas com gluten! Esta foto é minha e o bolo é mesmo sem gluten, acredite!!! Este bolo, que adoro, já o fiz algumas vezes, com outras farinhas sem gluten, mas o que quis dizer é que com a Mix universal foi a vez que achei melhor. Como nunca mais vi essa farinha á venda aconselho a usar a da Doves Farm para bolos é ótima!
    Peço desculpa se a induzi em erro e obrigada por gostar do meu cantinho.
    Um bj sem espiga

    ResponderEliminar