sexta-feira, março 20, 2015

O melhor Bolo de Chocolate sem gluten...

...de sempre, esteve ontem, na mesa do Dia do Pai!







Receitas rápidas com poucos ingredientes mas super saborosas, é o lema deste blog! Esta foge um pouco à regra porque tem mais ingredientes do que é normal por aqui, mas meus amigos este é sem duvida o melhor bolo de chocolate de sempre...vale a pena tentar! fofinho, chocolatudo, molhadinho e de chorar por mais....

Já o fiz algumas vezes e com varias farinhas sem gluten, inclusive a da Doves Farm, mas o bolo que melhor saiu  (que por acaso não é o da foto)foi com a Mix -It universal da Schar! esta farinha surpreende-me cada vez mais!

Receita é da divertida Raiza Costa e que adaptei para a versão gluten free

Receita:
Vamos precisar de três recipientes.

No primeiro juntar os secos:
250gr de Farinha sem gluten (Mix-It Universal da Schar - à venda nas lojas Celeiro)
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sodio 
1/2 colher de de chá de goma xantana
1 pitada de sal

No segundo recipiente bater:
6 ovos inteiros e
300gr de açúcar mascavado

No terceiro derreter em banho maria:
340gr de chocolate para culinária da Nestlé sem gluten
1 iogurte natural 
200gr da manteiga

num copo à parte juntar 3 colheres de sopa de agua quente e 25gr de chocolate em pó sem gluten (marca Valor à venda no Continente). Reservar até arrefecer e misturar no terceiro recipiente.

Com estes três recipientes prontos, vamos então começar a juntá-los. Antes disso pré aquecer o forno a 180ºC e preparar 2 formas untadas para levar ao forno!

Juntar a mistura do primeiro recipiente com a do segundo e quando tudo envolvido juntar a mistura do terceiro recipiente.

Distribuir a massa pelas duas formas untadas e levar ao forno a 180ºC. Depois de 35 minutos no forno começar a testar com o palito. Quando sair limpo está pronto.

Enquanto estiver no forno, podem ir preparando a cobertura.

Para a cobertura vamos precisar:
140gr de chocolate amargo (da Nestlé sem gluten)
140gr de chocolate de leite (da Nestlé sem gluten)
120ml de natas 
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 pitada de sal
100gr de manteiga

Partir os chocolates em pedacinhos e colocar num triturador. Ferver as natas e juntar ao chocolate. Bater tudo até reduzir a creme. Juntar o mel, a pitada de sal e o açúcar em pó, bater mais um pouco. Quando tudo envolvido juntar a manteiga gelada e bater novamente. A manteiga vai dar uma textura e um brilho bem diferente a esta cobertura.

Por fim desenformar uma forma e barrar com o creme de cobertura. Colocar a outra metade do bolo por cima e barrar todo o bolo com a cobertura.

Experimentem, vale mesmo a pena. Esta receita ficou no TOP das receitas cá de casa!
Enjoy!
*Bj sem espiga

3 comentários:

  1. Olá rapariga! Saudações! Fiquei com uma dúvida: A textura do bolo da foto não parece de um bolo gluten-free e você conta que a foto postada não é do bolo em que usou o mix it da Shar. Afinal, essa foto é de um bolo com mix de farinha sem gluten ou de um bolo convencional, de farinha de trigo? Obrigada por compartilhar essas delícias sem gluten!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jonia, todos os posts e receitas que aqui publico são sem gluten. Sou celiaca e portanto cá em casa não entram farinhas com gluten! Esta foto é minha e o bolo é mesmo sem gluten, acredite!!! Este bolo, que adoro, já o fiz algumas vezes, com outras farinhas sem gluten, mas o que quis dizer é que com a Mix universal foi a vez que achei melhor. Como nunca mais vi essa farinha á venda aconselho a usar a da Doves Farm para bolos é ótima!
    Peço desculpa se a induzi em erro e obrigada por gostar do meu cantinho.
    Um bj sem espiga

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Depois de muito pesquisar, experimentar e errar valentemente, tive a sorte de encontrar esta sua receita maravilhosa, que já testei e aprovo a 100%. É realmente fantástica.
    Tenho só uma questão que se prende com o sabor. O bolo fica com uma consistência maravilhosa, mas há qualquer coisa no sabor que não fica igual aos bolos com glúten! Não sei se é celíaca desde sempre e se sabe ao que me refiro, mas comparado com os bolos ditos normais, o sabor não é exatamente igual e acho-o um pouco estranho. Não sei se me faço entender! Sou nova neste mundo glúten free! Utilizei todas as marcas que indica na receita, com exceção do chocolate em pó, que não consegui encontra e utilizei cacau. Será que o problema poderá ser esse?
    Desde já obrigada.

    ResponderEliminar