domingo, maio 03, 2015

Um bolo de pêra caramelizado e canela para a mãe

Sabia que queria um bolo neste dia, só não sabia de quê!! As pêras que tinha na fruteira, já com manchinas, deram esta excelente ideia. Um bolo de pêras caramelizado...com um toque de canela e muito molhadinho, ótimo para um lanche com a mãe.

O amor está nos gestos mais simples. É ou não é?
E eu lembro-me dos pequenos gestos que fazias, e ainda fazes, com tanto amor, com tanta simplicidade...

Lembro-me de seres a ultima a sentar à mesa, sempre, ainda hoje! Para garantires de que tudo está no sitio certo e que não nos falta nada. (acho que aprendeste com a avó, afinal já se diz e bem, "filha és, mãe serás")
Lembro-me de seres a ultima a servir, para te certificares que nos servíamos  da parte que mais gostávamos.
Lembro-me de tantas vezes dizeres, que não tinhas fome, para nos dares a repetição do segundo prato, e que ficavas bem com uma fatia de pão com queijo e uma chávena de café porque era mesmo aquilo que te apetecia...ai o queijo - o teu favorito! Hoje sei que não era bem assim! Mas preferias que ficássemos bem.
Lembro-me de descascares a fruta para nós, e dizeres que gostavas mais da parte junto ao caroço, para nos dares sempre a melhor parte. 

Lembro-me das tuas mãos frias na minha testa para me baixares a febre, lembro-me da tua palavra para me mostrares que nem tudo estava perdido, lembro-me do teu colo e do teu aconchego, quando não conseguia dormir...quando tive medo! Lembro-me do que me ri contigo, e também do que chorei contigo! Tudo me fez crescer assim, como sou hoje, mulher-menina que ainda precisa muito que lhe descasques a fruta, mas atenção que eu agora também já vou  gostando da parte junto ao caroço e, portanto, adivinha-se uma luta de titãs...até adivinho quem se fica a rir com a melhor parte...não é benjamim?



Partilho com vocês, a receita de um bolinho que fiz para mãe.









O que vamos precisar:
10 pêras
6 ovos
400 gramas de açúcar
300 gramas de farinha Doves Farm 
1 colher de sobremesa de fermento 
1 chávena de óleo
1/4 de colher de goma xantana
1 colher de sopa de canela


Mãos na massa:
Pré aquecer o forno a 180ºC.

Forrar uma forma redonda com papel vegetal, colocar um pouco de caramelo liquido e por cima as pêras descascadas em meias luas. Este fundo irá ser a parte de cima do nosso bolo.

As restantes pêras cortar em cubinhos e reservar.

À parte bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e volumosa (durante aproximadamente 5 minutos). Juntar o óleo e bater novamente. 
Deitar aos poucos a farinha com o fermento, a goma xantana e a colher de canela. 
Por último envolver na mistura as pêras cortadas em cubos.

Verter a massa na forma préviamente preparada, com as pêras em meias luas, e levar a forno pré- aquecido durante 30 a 45 minutos. Testem com o palito.

Depois é servir a primeira fatia deste delicioso bolo à melhor mãe do mundo! 
Bom resto de dia da mãe.
*Bj sem espiga 

1 comentário:

  1. Que belo aspecto!! E essa tolha é me tão familiar...tenho lá uns mini aventais com o mesmo padrão. Bem me parecia que tínhamos gostos parecidos!

    ResponderEliminar