segunda-feira, janeiro 18, 2016

Bolo de espinafres sem gluten

Este é um bolo que pode causar alguma estranheza, curiosidade e muita pergunta. 



Já aqui postei um bem parecido, pois passava bem por um bolo de chocolate só que não... Era um bolo bem mais saudável sem pinga de chocolate.

No Sábado fiz este que também ele parece um bolo de chocolate só que não....
Levei-o para casa do mano e as perguntas foram; se era de pistachio ou se eram corantes! Nada disso é um bolo de espinafres. Isso mesmo!! Espinafres. 

É um bolo grande, alto e muito fofo. Ao contrario do que possam pensar não sabe a espinafres. Se querem por os miúdos e graúdos a comer espinafres, esta é a fórmula!!

O mano não come espinafres. Só desvendei o mistério verde após a primeira fatia, disse primeira, porque repetiu e ele não gosta de espinafres.





O que vamos precisar:
6 ovos
1 chávena e meia de chá de óleo
250 g de espinafres frescos
1 colher de chá de fermento para bolos
3 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha sem gluten (usei Doves Farm - já contem goma xantana)
3 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de essência de baunilha

Mãos na massa:
Pré aquecer o forno a 180ºC. 
Num liquidificador triturar os espinafres com o óleo.
Deitar o preparado dos espinafres num recipiente, juntar o açúcar e as gemas e bater até se obter uma mistura homogénea. Juntar a essência de baunilha e o sumo de limão, voltar a mexer mais um pouco. 
Adicionar a farinha e bater novamente. Após isso envolver as claras em castelo.

Numa forma untada ou forrada com papel vegetal verter a massa de bolo e levar ao forno durante 40 minutos. Verificar sempre com o palito após 30 minutos de cozedura, pois os fornos são todos diferentes.

Podem comer este bolo só assim simples, ou podem -lhe acrescentar uma cobertura. Optei por uma de chocolate, mas podem escolher a que mais gostarem, por exemplo queijo mascarpone, chantilly e fruta, chocolate branco ou preto.

Optei por uma de chocolate preto com raspas de chocolate branco sem adição de açúcar para contrastar com o bolo que já é doce.

Cobertura de chocolate (super rápida de fazer):
Derreter em banho maria uma tablete de chocolate para culinária Nestlé, 1 pacote de natas e 1 colher mal cheia de farinha maisena. Mexer até obterem um creme de chocolate bem cremoso.
Cobrir o bolo enquanto o chocolate está morno. Decorar com raspas de chocolate branco ou amêndoa laminada.

Divirtam-se a fazê-lo e a come-lo!
Bom apetite
*Bj sem espiga

6 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo blog. Tem receitas mesmo muito interessantes, mesmo para quem não tem problemas com o glúten. Para esta receita e outras, qual a medida da chávena que usa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrine muito obrigada por gostar deste cantinho. Como a receita está toda em chávenas se usar a sua medida (a sua chávena) em proporção todos os ingredientes vão estar nas quantidades correctas. Mas para se guiar a minha chávena de chá leva cerca de 180gr de açúcar. Espero que goste.

      Eliminar
  2. ola, cheguei ao seu blogue através de um grupo sem gluten :)
    o seu bolo esta lindissimo, faço tb muitas vezes esse bolo, mas com gluten ...
    agora tenho de aprender a cozinhar sem gluten para um piratinha na minha familia que foi recentemente diagnosticado doença celiaca.
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar